segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os desafios da linguagem no século XXI


-Professores e alunos e o desafio do novo-



A linguagem é algo muito mais amplo que falar, ler e escrever. Os códigos de linguagem além de serem diferentes de idioma para idioma tem em cada um sua complexidade, suas regras, sua gramática. Até a comunicação daqueles que não escutam acontece por meio de sinais e tem suas regras.
A utilização contínua dos meios de comunicação, além de unificarem o mundo, tornando as notícias que vinculam em qualquer parte do mundo acessíveis a qualquer indivíduo, unificaram e também modificaram vários códigos de linguagem.
A imagem, o som, a música chegam a todos de uma maneira tão tocante, que mesmo sem saber o idioma e o que se está falando, transmitem um sentimento que os torna comuns a vários grupos.
A conversa pela internet modifica muito a linguagem pois abrevia palavras e cria novos códigos com imagens e expressões que montam um mesmo texto.
A escola, seus professores e alunos inseridos neste contexto moderno devem modificar-se o manter-se indiferente a tudo isto?
É óbvio que modificar-se e adequar-se é a resposta mais lógica.
Mas será que os professores e até mesmo os alunos estão dispostos a isto?
As novas mídias devem agir como facilitadores da aprendizagem : vídeos , sites, jogos, blogs, são algumas das ferramentas disponíveis na rede que podem agir como facilitadores. Mas como o aluno jovem tem reagido a esta situação?
Convenhamos que a escola realmente ainda está muito longe de acompanhar estas mudanças em tempo real.
Transformar os professores em pesquisadores que produzam seus próprios textos e seu próprio material é uma ideia genial . Mas temos que ponderar que produzir leva tempo. Será que um professor trabalhando em pelo menos duas escolas, com uma média de dez turmas, estas com quarenta alunos em cada, além de ter sua vida pessoal para gerenciar, terá tempo suficiente para produzir seu próprio material? Sem tempo ele será sempre o intermediário dos autores dos livros para o entendimento dos alunos.
Será que os alunos vão ao computador para pesquisar realmente o que é pedido? Ou eles simplesmente copiam e colam seus trabalhos e gastam o tempo disponível em salas de bate papo com uma linguagem que eles entendem muito bem mas que não os ajuda na hora de produzir textos em seu idioma de maneira correta?
Muitas mudanças devem ser feitas para tornar a escola um ambiente educacional moderno, mas estas precisam, no meu ponto de vista, de uma união do SISTEMA + ESCOLA+ FAMÍLIA, sem esta parceria acredito ainda ser muito difícil a modernização ou a “adaptação” as novas formas da linguagem e da aprendizagem no séc XXI.

Andréia da Silva Batista.

O texto acima foi baseado na palestra “ Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola” do Professor Pedro Demo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário