segunda-feira, 26 de julho de 2010

Aula nos moldes do Portal do Professor

África
Dados da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os países que compõem o continente africano, seus diferentes idiomas, suas atividades economicas, sua diversidade cultural e seus maiores problemas.

Duração das atividades

100 minutos para a apresentação da proposta (2 aulas).

200 minutos para a apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos (4 aulas).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o alunos

Importantes civilizações africanas

A escravidão negra no Brasil

Visão geral da África ontem e hoje

Estratégias e recursos

Internet

Uso do laboratório de informática

Lap top

Data show

Motivação

A maior motivação foi a copa do mundo de 2010 ter acontecido na África. Porém podemos também falar sobre a necessidade de conhecer a história da África pois esta nos faz conhecer melhor a nossa própria história.

Após esta argumentação mostrei uma apresentação no powerpoint sobre a África , seu mapa, sua variedade de idiomas, quantidade de países destacando os cinco mais desenvolvidos e suas belezas naturais.

Também apresentei o vídeo que está no link abaixo. Eles adoraram!http://www.youtube.com/watch?v=Glny4jSciVI

Atividade1

Dividir a turma em duplas e sortear um país para cada dupla pesquisar

Sobre este país eles deverão procurar: mapa, bandeira, idioma, um pouco da sua economia, seus maiores problemas e imagens desse país.

Atividade 2

Montar uma apresentação contendo 10 slides com o material pesquisado, e usar para a mesma os programas Powerpoint ou Broffice impress( O aluno que preferir pode incrementar sua apresentação com vídeos e música, mas isto não influenciará a nota para não prejudicar os alunos que ainda não sabem lidar com estes recursos.).

Os alunos que não tiverem computador ou não souberem usar os programas poderão utilizar o laboratório da escola para realizar o seu trabalho.

Atividade 3

Cada aluno apresentará o seu trabalho na data marcada, sendo impressindível a presença dos componentes da dupla. Utilizaremos neste dia o datashow da escola para melhor visualização dos trabalhos apresentados

Avaliação

Os grupos avaliarão os trabalhos uns dos outros, seguindo o critério de apresentação, conteúdo e imagens e darão uma nota. A professora também dará a sua nota. A nota final será a soma das duas notas dividida por 2.

Um comentário:

  1. Andréia, sua aula está um luxo ! Adorei todos os passos e sugiro que publique mesmo ,para ficar registrado em todos os meios possíveis. Espero que esse modelo possa ser adaptado para o Brasil na próxima copa ! Não se esqueça disso quando chegar a hora ! rsss
    bjs
    PARABÉNS !!!!!!!

    ResponderExcluir