quarta-feira, 21 de julho de 2010

Encerrando mais uma etapa ...



Tudo na vida tem seu lado positivo e seu lado negativo. Quando nos dedicamos a alguma coisa, deixamos outra por fazer. É uma questão de prioridade.
A vida de todos nós é tumultuada, cheia de afazeres, obrigações, e por mero prazer pouca coisa fazemos, a maioria das coisas, fazemos porque temos, porque precisamos, porque a maturidade nos diz que é o melhor caminho a seguir.
Como no texto Verdade, “ Cada um de nós traz o perfil da meia verdade”(1) , cada um de nós pode se dividir em muitas meias verdades. Pensemos, na relação professor e aluno, até onde está a verdade? Qual o motivo do aluno estar ali? Será que ele quer? Ele sabe que precisa? É obrigado pela família?Ele gosta do que faz? E o professor? Ele gosta do que faz ou é obrigado por não ter outra opção de emprego? Ele entende a necessidade reinventar sua maneira de trabalhar? São tantos os questionamentos, com respostas múltiplas e muitas delas carregadas de meias verdades.
Nisso tudo onde é o espaço do novo, da tecnologia? Ela que se reinventa a cada dia, acompanhá-la não é tarefa das mais fáceis, principalmente se não for algo atraente aos nossos olhos.
Mas “ Nós estamos dissipando a superstição, ignorância e medo. Nós estamos forjando a coragem vontade e conhecimento”.(2)
Caminhar é preciso e a evolução independe da nossa vontade, portanto é preciso olhar para além do horizonte.
Se minha opção de vida foi ser professor tenho que entender a necessidade de andar junto com a história e ajudar a construí-la. Sei que: “ todo esforço rumo a iluminação é bem vindo” , sei que não posso viver apático ao mundo que hoje é tecnológico.(2)
Entendo que a escola tem que se adaptar e os profissionais nela inseridos tem que se renovar, se reinventar, não é permitido parar porque na vida, as invenções, as maneiras de se comunicar não param de evoluir.
Eu profissional da educação também não posso parar, tenho que me reinventar e acompanhar a evolução sempre. Por isso procurei o curso da TIC, e encontrei no curso subsídios para continuar a minha caminhada e pessoas que buscam o mesmo que eu: aperfeiçoamento constante para ser um profissional que acompanha a evolução do mudo.
A todos os profissionais de educação que compartilharam dessa experiência comigo um forte abraço! Com certeza nos encontraremos muitas vezes mais pois temos objetivos comuns!
Andréia da Silva Batista





(1)Verdade- Carlos Drummond de Andrade
(2)Caminhante, amigo, viajemos juntos...(Extraído de : Comunidade, 1926. Trad. Fundação Cultural Avatar. Niterói, RJ, 1977)

Um comentário:

  1. Foi um grande prazer tê-la como colega, Andréia ! Continue mesmo a sua caminhada!
    Desejo que colha bons frutos ! Até ...

    ResponderExcluir